Sabemos que o conceito de currículo é uma construção de atores e atrizes educativos de natureza ideológica, plural, encarnada, histórica e contextualizada. O currículo não é transmitido e passivamente absorvido,mas o terreno em que ativamente se criará e produzirá cultura. Nesse sentido, as tecnologias trazem contribuições importantes ao desenvolvimento do currículo, como instrumentos de informação e comunicação, constituídos em interfaces digitais, fazendo mediações entre os sistemas computadoriais e às pessoas. Isso implica novas formas de pensar, comunicar e perceber espaços e tempos, bem como organizar e produzir conhecimentos utilizando as múltiplas linguagens em favor da aprendizagem. Percebo aí o grande desafio que se coloca para a escola e seus educadores: O de transformar o modelo da lógica da instrução e o da transmissão de informação para um modelo que se baseia na construção colaborativa de saberes, em que os alunos criam seus próprios conceitos utilizando as mídias, e, na abertura aos contextos sociais e culturais, onde as estratégias utilizadas pelos professores proporcionam a absorção da tecnologia ligada as informações, atitudes e procedimentos mobilizados e aprendidos pelos alunos, via ás tecnologias e mídias empregadas por eles na aquisição de conhecimentos. Acredita-se que dessa forma, conteúdo e tecnologia se misturam, de modo que o conhecimento tecnológico se integra efetivamente ao desenvolvimento do currículo.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Há duas formas de utilizar o computador: de forma instrucionista ou construcionista cabe ao professor escolher de que forma quer utilizá-lo.
Percebe-se claro que na forma instrucionista o professor estará usando a tecnologia apenas como uma ferramenta a mais na maneira tradicional de transmitir conteúdos, ou seja, o professor estaria informatizando os métodos tradicionais de instrução.
Já na forma construcionista o aluno passa a ser o construtor de seu próprio conhecimento e a ênfase está na aprendizagem e não na instrução. Vale lembrar, que a sociedade de hoje cobra profissional preparados para lidar com as mudanças tecnológicas, que sejam críticos, pensantes e capazes de adaptar-se às constantes mudanças.
Sendo assim a escola deverá preparar melhor seu aluno para atuar no meio em que vive, propiciando atividades instigadoras, desafiadoras, mas que sejam possíveis de serem realizadas pelos mesmos e que os levem a crescer em seu processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que possibilitam a interação e a construção do conhecimento pelos próprios educando. (ex: construção de cartazes, slides, jogos, fóruns de debates, criação de blogs, wikis, etc. dentro dos temas estudados).
Isto implica numa mudança de postura por parte dos profissionais da educação e conseqüentemente na formação que deverá ser oferecida aos mesmos.
Vivemos a fase de mudanças na educação e a tecnologia educacional vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, vivenciada e interessante, despertando e incentivando os alunos a participarem de atividades atrativas, além de valorizar sua auto estima, melhora na qualidade do ensino e proporcionar o conhecimento básico de informática. O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal, sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados. Partindo de uma perspectiva construtivista-interacionista, o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com este instrumento. Volto a comentar que para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.
Maria José Machado Barbosa
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Expectativas com o Projeto UCA
Vivemos uma era em que a tecnologia está presente na nossa vida, temos que perder o medo e adaptá-la em nosso cotidiano. Na sala de aula ela é indispensável, com o uso de laptop, datashow, pen drive e outros recursos tecnológicos, percebemos o quanto dinamizamos as nossas aulas tornando-as mais rica e atrativa. Na coordenação pedagógica senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos tecnológicos, para facilitar a minha vida profissional junto as atividades: documentos, diários, correspondência via e-mail e outros. Na família a mesma proporciona momentos de lazer em pesquisar sites de modas, informações, mercado livre e outros. Percebo que com a implantação do Projeto UCA em nossa escola, cada aluno recebendo um laptop será um marco na vida escolar desses alunos, onde esse recurso irá proporcionar aulas mais dinâmicas e menos enfadonhas e despertando o ato de um aprendizado qualificado e preparando os alunos para um mundo informatizado. Com isso participo do curso do Programa UCA utilizando o próprio laptop na versão LINUX, no intuito de me aperfeiçoar já que o programa é novo para mim e pretendo dá o melhor para atender as minhas expectativas e também as dos nossos discentes.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Plano de Aula – Utilizando Mídia Digital – TV Escola
terça-feira, 10 de agosto de 2010
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
COMENTÁRIOS DA AULA:
Quando aplicamos uma aula com recursos tecnológicos, despertamos a curiosidade dos alunos, prendemos sua atenção e o grau de satisfação aumenta. Percebemos tudo isso durante a aula e também nos momentos de troca de experiências, onde cada um relatou o seu aprendizado desde o momento em que pesquisaram e criaram os hipertextos até o momento da apresentação para a comunidade escolar. No final da aula existiu um momento para rever os objetivos e os resultados esperados daquela aula. Nesse momento percebemos que a receptividade foi excelente, pois os alunos tiveram condições de associar o que aprendeu com a nossa vida prática.
O conteúdo trabalhado envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia, onde conseguimos fazer conexões com outros conteúdos, inclusive com a COM-VIDA (Comissão de alunos da escola que trabalham com o meio ambiente) que tiveram a oportunidade de fazer uma conexão entre o conteúdo trabalhado em sala com a atividade campo realizada por eles no córrego Getúlio (reflorestamento da mata ciliar). O maior aprendizado para nós enquanto professoras, foi de transformar um conteúdo específico de uma disciplina para uma visão global de mundo, através da interdisciplinaridade.
Escola Estadual Joca Costa
Dianópolis – TO
Professoras: Edna de Jesus Vieira e Maria José Machado Barbosa
Série: 5º ano
Plano de Aula: Planejando atividade com hipertexto ou internet.
Competências:
- Compreender a importância da preservação do meio ambiente para a continuação das espécies.
Habilidades:
- Conhecer os mandamentos da lei da natureza;
- Praticar os mandamentos em seu contexto sócio-cultural.
Disciplinas:
- Língua Portuguesa, ciências e geografia.
Conteúdo:
Preservação do meio ambiente;
Mandamentos da lei da natureza – I dia temático.
Desenvolvimento:
- Apresentação dos conteúdos a serem trabalhados na aula de forma interdisciplinar;
- Levar os alunos para o LABIN para pesquisa do tema;
- Conhecimento dos sites onde se encontra o tema debatido para realização do trabalho com hipertexto;
- Preparação da aula pelos alunos utilizando slides;
- Produção textual com a utilização de hipertexto;
- Apresentação do tema através de Power point para a comunidade escolar – II dia temático.
Recursos:
- Internet, LABIN, data show, tela de projeção, máquina digital e notebook.
Avaliação:
- Observação do comportamento dos alunos durante as atividades propostas;
- Através do trabalho de conscientização do tema com os alunos, esperamos que as informações repassadas causem impactos positivos nas atitudes do dia a dia.
Resultados esperados:
- Espera-se que os alunos através da pesquisa, possam adquirir afinidade com os recursos tecnológicos;
- Espera-se que os alunos possam enriquecer suas produções textuais, através da utilização de hipertexto.
HIPERTEXTO
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.
QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
Na minha profissão, onde busco formar cidadãos críticos e participativos para atuar em uma sociedade exigente e inovadora, tento instigar a curiosidade dos alunos, porque é a partir da curiosidade que surgem os questionamentos, levantamentos de hipóteses e posteriormente a assimilação de algo que parecia desconhecido e que se torna significativo para eles. No mundo em que vivemos, temos que ser mediador de conhecimentos, onde temos que preparar o aluno para a vida e que devemos ter uma prática interativa, onde acontece o ensino e aprendizagem de forma recíproca, e que cada um tem contribuído para o aprendizado do outro. Sou bastante companheira com meus alunos e colegas, por isso sou bastante sugestiva e gosto de receber sugestões para a melhoria da minha prática, mudanças sim deve acontecer na minha maneira de ensinar, pois os alunos de hoje não são os mesmos de tempos atrás e eu preciso está acompanhando essa evolução, senão eu fico ultrapassada, resistência existe, porém tento me superar a cada dia para acompanhar essa evolução.