sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

Sabemos que o conceito de currículo é uma construção de atores e atrizes educativos de natureza ideológica, plural, encarnada, histórica e contextualizada. O currículo não é transmitido e passivamente absorvido,mas o terreno em que ativamente se criará e produzirá cultura. Nesse sentido, as tecnologias trazem contribuições importantes ao desenvolvimento do currículo, como instrumentos de informação e comunicação, constituídos em interfaces digitais, fazendo mediações entre os sistemas computadoriais e às pessoas. Isso implica novas formas de pensar, comunicar e perceber espaços e tempos, bem como organizar e produzir conhecimentos utilizando as múltiplas linguagens em favor da aprendizagem. Percebo aí o grande desafio que se coloca para a escola e seus educadores: O de transformar o modelo da lógica da instrução e o da transmissão de informação para um modelo que se baseia na construção colaborativa de saberes, em que os alunos criam seus próprios conceitos utilizando as mídias, e, na abertura aos contextos sociais e culturais, onde as estratégias utilizadas pelos professores proporcionam a absorção da tecnologia ligada as informações, atitudes e procedimentos mobilizados e aprendidos pelos alunos, via ás tecnologias e mídias empregadas por eles na aquisição de conhecimentos. Acredita-se que dessa forma, conteúdo e tecnologia se misturam, de modo que o conhecimento tecnológico se integra efetivamente ao desenvolvimento do currículo.

4 comentários:

  1. Deveras, as contribuições são infinitas, no entanto, ao colaborar e tomar precauções para que a tecnologia possa promover de fato o desenvolvimento do currículo, na objetividade, proporcionando eficiência no processo de ensino-aprendizagem.

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  2. Sim, Mª Jose, o curriculo e abrangente. É o todo fazer da escola, e a tecnologia não pode ficar de fora.

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  3. é isso aqui olha ..
    Sabemos que o conceito de currículo é uma construção de atores e atrizes educativos de natureza ideológica, plural, encarnada, histórica e contextualizada. O currículo não é transmitido e passivamente absorvido,mas o terreno em que ativamente se criará e produzirá cultura. Nesse sentido, as tecnologias trazem contribuições importantes ao desenvolvimento do currículo, como instrumentos de informação e comunicação, constituídos em interfaces digitais, fazendo mediações entre os sistemas computadoriais e às pessoas. Isso implica novas formas de pensar, comunicar e perceber espaços e tempos, bem como organizar e produzir conhecimentos utilizando as múltiplas linguagens em favor da aprendizagem. Percebo aí o grande desafio que se coloca para a escola e seus educadores: O de transformar o modelo da lógica da instrução e o da transmissão de informação para um modelo que se baseia na construção colaborativa de saberes, em que os alunos criam seus próprios conceitos utilizando as mídias, e, na abertura aos contextos sociais e culturais, onde as estratégias utilizadas pelos professores proporcionam a absorção da tecnologia ligada as informações, atitudes e procedimentos mobilizados e aprendidos pelos alunos, via ás tecnologias e mídias empregadas por eles na aquisição de conhecimentos. Acredita-se que dessa forma, conteúdo e tecnologia se misturam, de modo que o conhecimento tecnológico se integra efetivamente ao desenvolvimento do currículo.

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  4. Olá Maria José,
    Esse pensamento compartilho com você. penso que o desafio maior está com o professor, que deverá fazer uso das TICs para beneficiar o processo educativo.
    Parabéns por ser uma ótima educadora.
    Edna

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