sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias



O surgimento do computador na educação tem provocado vários questionamentos em relação aos métodos e práticas pedagógicas, utilizadas até então no dia a dia das escolas. Porém tem que se tomar cuidado para não se deixar levar pelo deslumbramento que estas tecnologias podem causar e também refletir sobre os benefícios que ela poderá trazer para o ensino aprendizagem dos educando.
Há duas formas de utilizar o computador: de forma instrucionista ou construcionista cabe ao professor escolher de que forma quer utilizá-lo.
Percebe-se claro que na forma instrucionista o professor estará usando a tecnologia apenas como uma ferramenta a mais na maneira tradicional de transmitir conteúdos, ou seja, o professor estaria informatizando os métodos tradicionais de instrução.
Já na forma construcionista o aluno passa a ser o construtor de seu próprio conhecimento e a ênfase está na aprendizagem e não na instrução. Vale lembrar, que a sociedade de hoje cobra profissional preparados para lidar com as mudanças tecnológicas, que sejam críticos, pensantes e capazes de adaptar-se às constantes mudanças.
Sendo assim a escola deverá preparar melhor seu aluno para atuar no meio em que vive, propiciando atividades instigadoras, desafiadoras, mas que sejam possíveis de serem realizadas pelos mesmos e que os levem a crescer em seu processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que possibilitam a interação e a construção do conhecimento pelos próprios educando. (ex: construção de cartazes, slides, jogos, fóruns de debates, criação de blogs, wikis, etc. dentro dos temas estudados).
Isto implica numa mudança de postura por parte dos profissionais da educação e conseqüentemente na formação que deverá ser oferecida aos mesmos.
Vivemos a fase de mudanças na educação e a tecnologia educacional vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, vivenciada e interessante, despertando e incentivando os alunos a participarem de atividades atrativas, além de valorizar sua auto estima, melhora na qualidade do ensino e proporcionar o conhecimento básico de informática. O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal, sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados. Partindo de uma perspectiva construtivista-interacionista, o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com este instrumento. Volto a comentar que para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.

Maria José Machado Barbosa

2 comentários:

  1. Verdade, concordo com voce, que o primeiro passo para a inovaçao na educação, começa com a formaçao inicial e continuada em informatica para nos da educaçao. Sueli

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  2. Maria José, acredito que o papel do professor é de instigar e orientar o aluno, fazendo-o perceber que ele possui uma ferramenta que deve ser explorada a seu beneficio.

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